top of page

Nosso Caminho

Nós decidimos percorrer o tradicional Caminho Francês partindo de Saint-Jean-Pied-de-Port, onde entraremos na Espanha por Roncesvalles, no sopé dos Pirenéus e, de lá, seguiremos por cerca de 800 quilómetros até Compostela.  

 

Mas observamos que a distribuição da quilometragem do site Eroski foi feita pensando nos peregrinos à pé, que caminham uma média de 25 km por dia. Os bicigrinos geralmente percorrerm uma distância média de 50 a 60 quilômetros por dia. Então, nós pesquisamos em diversos blogs alguns registros de quilometragem feita por bicigrinos e tomamos como referência a tabela abaixo.

Essa sugestão de quilometragem é indicada para quem tem um excelente condicionamento físico e poucos dias para a peregrinação. É bem comum os peregrinos de bicicleta coneguirem completar o caminho em 15 a 18 dias. Mas, nós achamos que podemos ir mais devagar e contemplar mais aquelas belíssimas paisagens e desfrutrar o melhor que pudermos do caminho. 


Bom, essa é a nossa primeira viagem internacional, especialmente à Europa, e nós conseguimos tirar um total de 35 dias de férias e, a parte mais difícil foi conciliar as férias de todos na mesma época. Então, a gente resolveu unir o útil ao agradável: vamos fazer o Caminho de Santiago, depois vamos até Finisterra e passaremos em Muxia antes de retornar para Santiago de Compostela. E a gente pretende fazer tudo isso em 25 dias. Depois, curtiremos o resto das férias.

 

Mas voltando ao Nosso Caminho... a gente pretende contemplar e conhecer com calma os lugares que passarmos e, como temos alguns dias de folga, ao chegarmos em Burgos nós daremos uma pausa de uns três dias e seguiremos para Torrelavega, extremo norte da Espanha. Iremos visitar uns parentes da nossa amiga Kalynca. Depois dessa pausa, aí retornaremos ao caminho.

 

Dez dias antes de começarmos a nossa peregrinação, nosso amigo Alfonso Pessoa estará fazendo o mesmo caminho à pé. Olha que maravilha! Então, aproveitaremos a nossa pausa do caminho para dar tempo a ele de caminhar até Santiago de Compostela, onde provavelmente o encontraremos, e depois seguiremos todos juntos para Finisterra e Muxia. Neste caso, ele vai alugar uma bike para ir com a gente. 

 

 

Finalmente, depois de concluído todo o trajeto, a gente seguirá para Portugal fazendo cicloturismo. Talvez a gente faça o Caminho Português inverso, mas ainda estamos amadurecendo a idéia.  

 

bottom of page