top of page

Credencial (Passaporte do Peregrino)

O que é a Credencial do Peregrino?

 

A chamada credencial do peregrino é um documento semelhante a um passaporte, devido à sua forma desdobrável de 14 páginas, que identifica o peregrino como tal. Ao longo do seu percurso, o peregrino deve carimbar pelo menos duas vezes por dia a sua credencial em pontos do Caminho, como igrejas, albergues e por vezes também organismos públicos ou até bares e restaurantes. Atualmente, a credencial é um sinal de que o seu detentor é alguém que faz a peregrinação a pé, em bicicleta ou a cavalo, com "sentido cristão", mesmo que seja apenas em atitude de "busca".

 

Os carimbos atestam a passagem do peregrino por esses pontos e, quando os últimos 100 km da peregrinação forem feitos a pé ou a cavalo ou 200 km em bicicleta, permitem obter a chamada Compostela, um documento emitido pela Oficina do Peregrino da Catedral de Santiago que comprova a peregrinação a Compostela, com sentido cristão "devotionis affectu, voti vel pietatis causa", ou ainda numa atitude de busca espiritual. Mas não é condição necessária ser-se cristão para obter uma credencial, desde que a peregrinação tenha um objetivo espiritual.

 

A credencial não dá quaisquer direitos ao seu portador, mas este compromete-se comportar-se devidamente ao longo do Caminho, principalmente nos albergues de peregrinos, e os responsáveis pelos albergues podem reter as credenciais dos peregrinos que não cumpram as condições para recebê-las ou que não se comportem de modo adequado nos seus albergues. Na prática, a credencial é quase sempre necessária para poder fazer uso dos albergues de peregrinos, que em Espanha são gratuitos, embora seja usual deixar uma pequena contribuição para ajudar nas despesas. Ao longo do Caminho há também muitas hospedarias e estabelecimentos hoteleiros que dão descontos aos portadores da credencial. 

 

 

Como obter a Credencial?

 

A Credencial do Peregrino pode ser emitida por várias entidades ligadas à igreja, como paróquias, confrarias de Santiago, Associações de Amigos do Caminho de Santiago, albergues de peregrinos na Espanha e várias entidades reconhecidas pela Oficina do Peregrino do Arcebispado de Santiago de Compostela e igrejas ao longo do Caminho. Conforme a entidade emissora, a credencial pode ser gratuita ou ter um custo simbólico (geralmente de um ou dois euros na Espanha e Portugal). No Brasil, somente as Associações ou Grupos do Caminho de Santiago estão autorizadas a emitir a “Credencial del Peregrino.” Em Portugal dá ainda acesso à rede nacional de Pousadas da Juventude.

 

Podem solicitar a credencial aqueles que peregrinam pelos Caminhos de Santiago a pé, de bicicleta ou a cavalo. A credencial não é fornecida para aqueles que desejam viajar em carros de apoio.

 

Dependendo do tipo do peregrino (se colecionador de carimbos – sellos, por exemplo), é necessário que se tenha mais de uma credencial. Os espaços disponíveis (40) numa única credencial são suficientes para se “sellar” (carimbar) em todos os lugares por onde o peregrino pernoitar. Caso necessário, procure obter a segunda credencial quando verificar que a sua não daria para comportar o restante dos carimbos até a sua chegada a Santiago ou a Finisterra, a não ser que você queira apenas carimbar em determinados locais do caminho.

 

É importante saber que aquelas pessoas que fazem o Caminho em parte andando e alguns trechos de carro ou ônibus, ou utilizam carro de apoio, não poderão portar a credencial. Durante o Caminho, você colherá os carimbos “selladas”, das localidades por onde passar, preferencialmente naquelas onde dormir.

 

 

Onde carimbar a sua Credencial?

 

Nas cidades, procure as secretarias das catedrais, prefeituras ou o próprio refúgio para carimbar a sua credencial. Somente portando a credencial você poderá utilizar os albergues, recebendo a atenção hospitaleira tradicional do Caminho.

 

Para os que efetuam a peregrinação pelo Caminho Aragonés, a Oficina de Turismo de Confranc Estación ou na Igreja de Santiago em Jaca, estão autorizadas também a emitir a “Credencial del Peregrino”.

 

Atualmente os peregrinos que continuarem a sua peregrinação até Finisterra, poderão além de carimbar a sua “Credencial”, também receber um documento semelhante a “Compostela”, apenas com o nome de “Finisterra”.

 

 

Fonte:

bottom of page