top of page

Compostela (Certificado)

A Compostela nada mais é do que o certificado de conclusão do Caminho de Santiago de Compostela. 

 

Com a institucionalização e posterior importância social que a Peregrinação a Santiago foi ganhando ao longo dos tempos, tornou-se necessário encontrar uma forma de certificar que os peregrinos realmente tinham feito a caminhada até chegar ao túmulo do Apóstolo. 

 

Inicialmente, a certificação era feita pela a atribuição da Vieira com as insígnias de Santiago (ainda hoje Símbolo do Caminho), mas rapidamente começaram a surgir falsificações. Dada esta situação, no Sec. XIII os prelados compostelanos e o Papa, criaram a Carta Probatória e excomungaram todos os falsificadores. A Carta Probatória deu depois lugar à Compostela, que é atualmente o documento oficial que certifica que o peregrino fez o Caminho de Santiago.

 

A Compostela é um Certificado emitido pela Igreja Compostelana com o carimbo e a assinatura do Secretário Capitular da Igreja Compostelana. E para adquirir esse certificado, o peregrino deve percorrer o caminho da seguinte forma: 

 

1) Mínimo de 100 quilômetros à pé;

2) Mínimo de 100 quilômetros à cavalo; ou 

3) Mínimo de 200 quilômetros de bicicleta.

 

Chegando em Santiago, aqueles que desejam, poderão solicitar a “Compostela” para comprovar a peregrinação como “espirito cristão”. Para isso, basta dirigir-se com a sua credencial à Oficina de Peregrinos, na Rua do Vilar no.1, próximo à fonte que há junto à Catedral. A “Oficina” funciona de 10:00 às 14:00 e das 16:00 às 19:00, sendo que aos domingos só funciona na parte da manhã. Você pode plastificar a “Compostela” na própria Rua do Vilar.

 

 

Fonte: acaminhodesantiago.wordpress.com/2008/04/07/a-compostela/

bottom of page